Produtos para a Saúde (Correlatos): Produtos para Saúde são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. Compreendem três tipos de categorias: ¹ Equipamentos Médicos, ² Materiais de Uso em Saúde e ³ Produtos de Diagnóstico in vitro.
Equipamento de diagnóstico: Equipamento, aparelho ou instrumento de uso médico, odontológico ou laboratorial, destinado a detecção de informações do organismo humano para auxílio a procedimento clínico.
Equipamento de terapia: Equipamento, aparelho ou instrumento de uso médico ou odontológico, destinados a tratamento patologias, incluindo a substituição ou modificação da anatomia ou processo fisiológico do organismo humano.
Equipamento de apoio médico-hospitalar: Equipamento, aparelho ou instrumento de uso médico, odontológico ou laboratorial, destinado a fornecer suporte a procedimentos diagnósticos, terapêuticos ou cirúrgicos.
Materiais e artigos descartáveis: São os materiais e artigos de uso médico, odontológico ou laboratorial, utilizáveis somente uma vez de forma transitória ou de curto prazo..
Materiais e artigos implantáveis: São os materiais e artigos de uso médico ou odontológico , destinados a serem introduzidos total ou parcialmente no organismo humano ou em orifício do corpo, ou destinados a substituir uma superfície epitelial ou superfície do olho, através de intervenção médica, permanecendo no corpo após o procedimento por longo prazo, e podendo serem removidos unicamente por intervenção cirúrgica.
Materiais e artigos de apoio médico-hospitalar: São os materiais e artigos de uso médico, odontológico ou laboratorial, destinados a fornecer suporte a procedimentos diagnósticos, terapêuticos ou cirúrgicos.
Produtos para diagnóstico de uso "in-vitro": São reagentes, instrumentos e sistemas que, em conjunto com as instruções para seu uso, contribuem para efetuar uma determinação qualitativa, quantitativa ou semi-quantitativa em uma amostra biológica e que não estejam destinados a cumprir função anatômica, física ou terapêutica alguma; que não sejam ingeridos, injetados ou inoculados em seres humanos e que são utilizados exclusivamente para prover informações sobre amostras coletadas do organismo humano.
Como a ANVISA classifica o risco dos produtos para Saúde?
A ANVISA classifica os produtos sujeitos a ela em quatro classes:
-
Classe I – baixo risco
-
Classe II – médio risco
-
Classe III – alto risco
-
Classe IV – máximo risco.
A ANVISA divide o enquadramento por regras, definidas em:
-
Produtos não invasivos: Regras 1, 2, 3 e 4
-
Produtos invasivos: Regras 5, 6, 7 e 8
-
Produtos ativos: Regras 9, 10, 11, 12
-
Regras Especiais: Regras 13, 14, 15, 16, 17 e 18
Consulte se seu produto é considerado um produto para saúde
Acesse a lista da ANVISA
© 2009-2023 PLATINUM Consultoria. Todos os direitos reservados.
RUA DR. VICTOR ANDRÉ ARGOLLO FERRÃO - SÃO FRANCISCO - CEP 17.507-320
MARÍLIA/SP